quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TEXTO DE HELOÍSA LÜCK PARA REFLEXÃO

 CONSTRUA SUA COMPETÊNCIA E TRAJETÓRIA PESSOAL
                                                                                          Heloísa Lück*
          É comum ouvirmos comentários sobre como é difícil ser professor, hoje em dia. "Os alunos já não nos ouvem ou respeitam e não querem nada com os estudos". Esta é a tônica das conversas em qualquer sala de professores. Ela parece ser justa, legítima e... inconseqüente. No entanto, não é nenhuma dessas coisas.                   Precisamos refletir sobre a situação. 
         Qual é a parcela de responsabilidade do professor? 
          Devemos analisar que imagem de identidade profissional, papel social e comprometimento no trabalho passaram a nossos alunos, pois esta, certamente, influencia no modo como eles atuam em nossas aulas.
É a situação observada por Cavett Robert: "O mundo é um espelho e devolve, a cada pessoa, o reflexo de seus próprios pensamentos, crenças e entusiasmo". É hora, professor, de ver o que se está colocando na frente desse espelho! Atitudes podem passar mensagens negativas, que produzem e reforçam tudo aquilo que reclamamos.
          É preciso crer. Mais do que em qualquer outra profissão, nós, educadores, precisamos acreditar no que fazemos. Isso porque trabalhamos para orientar pessoas, para motivá-las a aprender, a utilizar o seu talento e a desenvolvê-lo. 
          O professor não é apenas um passador de informações. Seu trabalho principal é com pessoas. Seus instrumentos são as informações e conhecimentos produzidos. Um bom programa de computador pode passar informações e conhecimentos de maneira clara, correta e até mesmo estimulante. Mas, inspirar pessoas, ajudá-las a acreditar em si mesmas, a ter um objetivo na vida, a superar sua limitações e vislumbrar perspectivas de aplicação das informações e conhecimentos, isso é trabalho de seres humanos comprometidos com seus semelhantes. 
          Como professores, queremos que nossos alunos estejam convencidos de que é bom estudar, que o que ensinamos é importante. Será? Ou, lá no fundo, desejamos apenas que assumam essa atitude para que prestem mais atenção em nossas aulas e tenhamos menos dificuldade em nosso trabalho? Na medida em que damos aula sem entusiasmo, sem convicção, sem alma, sem base, sem nenhum sentido aplicativo, provocamos, nos nossos alunos, a rebeldia. Isso é mais notado naqueles alunos mais autênticos, que protestam – com toda a causa e razão do mundo - e testam nossa dimensão humana, a autenticidade com que assumimos nosso papel.           É como se eles nos desafiassem, para acabar com essa história de ser professor da boca para fora. Podemos, sim, fazer a diferença em nossas aulas, desde que comecemos a fazer a diferença em nós mesmos.
Há que se mudar o modo como encaramos nossa profissão e nosso trabalho com nossos alunos. O magistério é uma ocupação com uma particularidade extraordinária: nenhuma outra exige tanto que o profissional seja bem sucedido pessoalmente. Como professor, você é o exemplo de sucesso que deve inspirar seus alunos a trilhar o caminho dos vencedores.
          Começando do começo. Toda profissão exige o cumprimento de certos princípios, e o magistério não é exceção. O bom magistério baseia-se em três princípios básicos:
          Conheça o que faz. Para o professor, isso significa compreender os desdobramentos do foco do seu trabalho, que é a formação dos seus alunos. Para isso, o professor deve conhecer e compreender a dinâmica do comportamento humano. Como funciona o relacionamento interpessoal, da comunicação social e, num sentido mais amplo, o desenvolvimento humano e a dinâmica de grupo. Também necessita compreender o funcionamento da mente humana, como ocorrem os pensamentos e como os pensamentos são transformados em aprendizagem. Todo esse conhecimento específico é fundamental ao nosso ofício e devemos dominá-lo bem, para termos segurança profissional. Mas isso não é tudo. É necessário experimentar diferentes estratégias de ensino, criar oportunidades novas de participação dos discípulos, gerar novos desafios. Enfim, desenvolver conhecimentos objetivos e concretos inéditos, a partir de nossa experiência. Nossa prática profissional constitui-se em uma extraordinária oportunidade de construir esse conhecimento, desde que estejamos orientados para isso e que desenvolvamos algumas atitudes, habilidades e medidas sistemáticas de observação.           Analise e interprete objetivamente seu dia-a-dia; a reação e o desempenho dos educandos a cada mudança no modo de lecionar; sua própria reação perante a novidade - você se sente confortável? A sistematização desse processo de análise e reflexão em registros é fundamental para o seu aprimoramento profissional.
          Ame o que faz. Dê sua aula com alma e não apenas com a cabeça. Tenha consciência do compromisso que você tem com os alunos e seu desenvolvimento e não com o conteúdo e a necessidade de estar em dia com a matéria.
          Alguém já disse que "as pessoas são convencidas mais pela profundidade, convicção e seu entusiasmo, do que pela intensidade de sua lógica." Entusiasmo é uma demonstração de amor, de apreço. É um indicativo de que valorizamos o que fazemos, como também o momento que vivemos e o espaço em que atuamos. Não importa se nossas condições de trabalho não sejam as ideais. Amar o ato de lecionar, amar o que fazemos representa, em última instância, amar
a vida e aproveitá-la ao máximo.
          Acredite no que faz. Você influencia a vida de seus alunos. Lembre-se de seus próprios dias, nos bancos escolares; quantos educadores o marcaram positivamente. Procure lembrar-se de características de seu desempenho que eram mais marcantes. Com certeza, eles demonstravam, em sua atuação, a convicção de que seu trabalho era importante, que eles tinham um sentido de missão. O fundamental para eles não era fazer com que vocês tirassem boas notas ou passassem de ano, mas que aprendessem. Que desenvolvessem habilidades e atitudes importantes para a vida, que empregassem e desenvolvessem o seu talento. Agora, pense nos outros professores. Aqueles dos quais você mal e mal se lembra, que parecem terem passado em branco na sua vida. Mas não! Eles não passaram em branco! O que eles fizeram - ou pior, o que deixaram de fazer - ainda marca, como um peso morto em sua vida, pelo mau aproveitamento do tempo e do seu potencial. Tantas mensagens negativas sobre a vida, educação e trabalho foram acumuladas  por você e seus colegas, graças a este tipo de educador. Melhor dizendo, deseducador". Você, certamente, não quer ser um desses, na vida e na lembrança de seus discípulos.
          Acredite no que faz. Seu trabalho, sua presença diante de seus educandos é importantíssima para a formação de cada um deles. Se você escolheu a carreira do magistério, é porque se propõe a construir um perfil profissional diferenciado, que, por sinal, é analisado e absorvido pelos alunos a cada dia.
          Acredite no que faz. Crer em si é um elemento fundamental de estimulação e orientação ao corpo discente. Ensina-o a trabalhar melhor entre si e com o professor, desbravando o mundo de idéias, de conhecimento e de si próprio. 
          Como agir segundo essa orientação? Dia-a-dia, passo a passo, mantendo firmes os nossos propósitos de praticar continuamente os três princípios acima. É um aperfeiçoamento que não tem fim, mas cujo início pode ser neste exato momento. Depende de você. Conheça, ame, acredite. Faça a diferença em nossa sociedade.

*Heloísa Lück é Doutora em Educação, consultora e promotora de programas e cursos de desenvolvimento humano em educação. Para contatá-la, utilize o e-mail cedhap@cedhap.com.br 41 3336 4242
Texto publicado originalmente em:
http://www.aomestrecomcarinho.com.br/cmp/cmp.htm

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