terça-feira, 12 de abril de 2011



A IMPORTANCIA DA FAMILIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
        A família é a responsável pela inicialização das pessoas que a compõem, em especial as crianças, às normas da sociedade. Para que a criança tenha um desenvolvimento saudável, tanto de saúde, quanto de personalidade, é necessário um ambiente familiar.


     É na infância que surge na pessoa a “autoconsciência”, é quando ela se encontra com o “eu”. Para que a criança consiga enfrentar as maldades da vida, diante da sua inofensabilidade, é preciso o acompanhamento dos pais, atuando sempre em favor do bem estar dos filhos.

        Os filhos têm os pais como referência, como espelho, é a partir deles que os filhos desenvolvem seu caráter, sua personalidade e a sua capacidade de lidar com os obstáculos que surgirão no decorrer da vida.

Durante toda a história, a figura materna foi mais enaltecida, deixando a figura paterna em segundo plano, mas se faz necessário demonstrar que o pai tem tanta importância quanto à mãe no desenvolvimento dos filhos.

        Ambos querem o bem dos filhos, torcem por eles, vibram com suas vitórias, só que a mãe está mais relacionada ao afeto, ao conforto, pois ela é dona de uma amor imensurável, para ela está tudo perfeito, ela é mais flexível. Já o pai está mais ligado à formação da personalidade e do caráter, é ele quem impõe a disciplina, a ordem e os limites.


       É da singularidade do pai ensinar aos filhos, o significado desses limites e o valor da autoridade, sem os quais não se ingressa na sociedade sem traumas. Nessa fase o filho/filha se destaca da mãe, até não querendo mais obedecê-la, e se aproxima do pai: pede para ser amado por ele e espera esclarecimento para os problemas novos que enfrenta. (LEÃO, internet).


        O amor materno ganhou relevância devido à imposição feita pela cultura, que foi a grande responsável pelo modelo de amor materno que existe até hoje. A relação mãe-filho seria aquela união perfeita, que protege o filho de todos os males e ansiedades causados pela separação, abandono e perda.

        Nos últimos anos, começou-se a destacar a figura paterna, e o homem deixou de ser só o genitor, para ter um papel participativo na formação e educação dos filhos, e outras coisas que estão muito além da somente subsistência da família,

        Para as meninas, o pai é o primeiro contato com a figura masculina, por isso, um pai “ausente” pode gerar sérios danos no decorrer de sua vida, trazendo à tona até o sentimento de rejeição, pois pai e mãe se complementam, logo a criança necessita da presença de ambos para um bom desenvolvimento.

O pai traz para os filhos a noção de trabalho, de responsabilidade, disciplina, chefe de família. Enquanto amor de mãe é protecionista, já o pai tende a mostrar a realidade, as dificuldades encontradas na sociedade, o pai incentiva a aventura, o que gera confiança na criança.

        O papel dos pais não está limitado ao sustento apenas, abrange também o apoio emocional, a função psicopedagógica e assistência em geral, portanto, se esse papel não é cumprido por uma ausência injustificada do pai, surge o dano, que há de ser reparado.

       Não há que se discutir sobre a necessidade da presença paterna na vida do filho e sobre sua ausência, que causa sérios transtornos à vida da criança............

Disponível: http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário